DANÇAS FOLCLÓRICAS
EMail

GRUPO DE DANÇA FOLCLÓRICA DA TERCEIRA IDADE DA UFSC:  preocupando com o acervo cultural da etnia portuguesa com base açoriana

Coordenação: Marize Amorim Lopes


Este DVD tem como meta documentar e arquivar o conteúdo histórico cultural, o acervo musical e das danças folclóricas do Grupo de Dança Folclórica da Terceira idade da UFSC dos seus 16 anos de atuação.

Título: Danças Folclóricas do Litoral Catarinense.



Histórico do Grupo

GRUPO DE DANÇA FOLCLÓRICA DA TERCEIRA IDADE DA UFSC

O Grupo de Dança Folclórica da Terceira Idade da UFSC tem como objetivo recriar e divulgar as danças folclóricas de cultura portuguesa com base açoriana. Envolve pessoas da comunidade da grande Florianópolis.

É composto por 35 indivíduos de 50 a 84 anos e 8 músicos que fazem parte da bandinha, tendo apoio do Centro de Desportos,  Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e Pró Reitoria de Cultura e Extensão.

O grupo é solicitado para se apresentar em diversas festas comunitárias e beneficentes de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.

FARINHADA

O termo farinhada significa um ato social, o qual a comunidade se reunia para realizar a farinha e seus derivados.

Esta dança retrata este fato social.

BALAIO

A dança revive as tradições locais como o cultivo e a utilização da mandioca, bem como a confecção e uso do balaio e seu uso. Utiliza passos, gestos e movimentos que traduzem a alegria do Ilhéu e do povo do litoral catarinense.

DANÇA DA RENDEIRA

Exaltando através da dança as tradicionais rendeiras da Lagoa da Conceição, que ao manusearem os bilros confeccionam lindas peças de rendas. Esta dança transmite a alegria das rendeiras.

JARDINEIRA

Dança com arcos, ainda dançada na Ilha da Madeira em Portugal. Esta destaca a vegetação e as cores das flores. A letra da música é harmoniosamente destacada através das evoluções, formações e movimentações dos bailarinos e dos arcos.

DANÇA DA RATOEIRA

A ratoeira era uma brincadeira de roda onde eram cantado versos e prosas de amor. Buscou-se resgatar esta tradição do Ilhéu em forma de dança enfatizando versos e prosas em forma de mensagem e recados.

RECORDANDO NOSSA GENTE

Esta dança mostra, usos e costumes do início do século passado, através de vestimentas de diversos setores da sociedade, baseados nos documentários de março de 1996 do Diário Catarinense “Origens e Destinos de uma Cidade Beira-mar”.

  • Os colonizadores portugueses açorianos;
  • Traje de luto;
  • Festa popular;
  • Os colegiais;
  • Boemia;
  • Traje de missa;
  • O benzedor e benzedeira;
  • Os agricultores;
  • O cesteiro e lavadeira;
  • Os oleiros;
  • Os pescadores e rendeiras.

DANÇA DO PAU DE FITA E ARCO DE FLORES

A dança do Pau de Fita é tradicionalmente apresentada na Ilha de Santa Catarina e litoral de Santa Catarina e simboliza a fertilidade da terra. Segundo a tradição é dançado em quatro movimentos: trançado simples, duplo, trenzinho e rede do pescador.

A dança do Arco de Flores está relacionada aos pastores açorianos que, no início da colonização, pastoreavam no interior da Ilha. As flores que enfeitam o arco imitam as típicas da região, encontradas no campo e nas matas.


Lançamento do DVD

Danças Folclóricas do Litoral de Santa Catarina

O Grupo de Dança Folclórica da Terceira Idade da UFSC,  composto por 30 pessoas  com idade entre 50 a 84 anos e 8 músicos, sob a coordenação de Marize Amorim Lopes, professora lotada no Centro de Desportos da UFSC. Este foi fundado 1989 e desde então tem a preocupação de documentar e preservar o acervo cultural da etnia portuguesa com base açoriana. Tendo para este trabalho o apoio  do Centro de Desportos, Núcleo de Estados Açorianos e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC. O grupo atualmente tem em seu repertorio um grande número de coreografias de danças folclóricas e faz apresentações regulares em diversos lugares mostrando com muita graça e beleza a nossa herança portuguesa. O Grupo já participou de diversos festivais de folclore no Brasil (Amazonas, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul) e também viajou para o Paraguai e Argentina onde também participou de festivais com grupos locais.

O Grupo tem uma participação efetiva no Conselho Consultivo do Núcleo de Estudos Açorianos com isto pode apoiar a muitos grupos folclóricos do litoral do nosso Estado oferecendo treinamento, consultoria  em figurino folclórico, musicas e coreografias. O grupo já tem um CD “Cantando a Cultura do Ilhéu e Litoral Catarinense” com 6 músicas folclóricas.

No dia 21 de junho o grupo lançará   seu primeiro DVD intitulado “Danças Folclóricas do Litoral Catarinense”, as imagens de  Jones João Bastos, edição de Marize Amorim Lopes e Jones João Bastos. Este contem um breve histórico do grupo e as Coreografias das danças: Farinhada, Balaio, Dança das Rendeiras, Jardineira, Ratoeira, Recordando Nossa Gente e Pau de Fita e Arco de Flores.

Para esta realização tivemos o apoio da AGECON (Agencia de Comunicação da UFSC), CDS (Centro de Desportos da UFSC), NEA (Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC) e PRCE (Pró – Reitoria de Cultura da UFSC).

O lançamento acontecerá no auditório da Reitoria às 19:30 do dia 21 de maio, no campus universitário da UFSC – Trindade – Florianópolis.

Contatos com Marize: 48 331 9218

marize@cds.ufsc.br


Facebook Twitter